terça-feira, 8 de outubro de 2013

Orientações de Atividades com blog














 

teste01stela.blogspot.com.b


Tarefa 1: Análise de Blogs
Visite alguns blogs para fazer uma análise:
Escolha um dos blogs acima para realizar um análise com foco educacional para isso deve levar em consideração os seguintes itens:
  • Identificar qual a função de uso pedagógico do blog escolhido para análise: engloba uma disciplina específica? Projeto de Pesquisa? Tem propósito de servir como jornal eletrônico da escola?
  • Observar como as pessoas postam no blog, como ocorre a interatividade e participação dos gerenciadores neste blog.
  • Os tipos de recursos são utilizados com que propósito?
  • O tipo de comunicação que está sendo privilegiado (como é usado o recurso - comentário)
Tarefa 2: planejamento de atividade com uso de blog
Orientações:
- Escolher uma outra escola para fazer parceria a fim de colocar em prática a proposta de blog visando a troca de experiência e superação dos desafios dessa proposta.
- Planejar em dupla uma atividade que vise o trabalho com blog nas seguintes perspectivas: Blog colaborativo, blog de intercâmbio e blog de debate.
1- BLOG INTERCAMBIO
Para o blog o intercambio refere-se a troca de experiencia e conhecimento cultural entre estudantes que podem estar em espaços diferentes, ou seja pode acontecer um intercambio entre escolas da mesma cidade, de cidades diferentes e ou de países diferentes. A atividade de intercâmbio tem como principal objetivo favorecer a troca de experiencia entre pessoas que não tem contato presencial para tal construção.
2- BLOG COLABORAÇÃO
A principal função desse é promover a colaboração na construção não somente do conhecimento, mas das produções que irão compor o blog. Podem ser utilizados como um laboratório de escrita virtual em que todos os membros possam agir, interagir, trocar experiências sobre assuntos do mesmo interesse, gerando ambientes colaborativos.
3- BLOG ESPAÇO DE DEBATE
O espaço de debate visa promover discussão a cerca de uma temática comum, no qual poderá aparecer divergências de conhecimentos e opiniões adversas. O texto pode partir de interesses comuns a aqueles que participam e a troca poderá se apresentar por meio de comentários e postagens nas páginas do blog.
Dicas:
- Criar um blog com login e senha comum aos gerenciadores (aqueles que irão participar da experiencia)
- Decidir o que promover no blog, qual assunto tratar, que experiencias vão socializar. Uma sugestão seria trabalhar uma atividade de extensão do projeto de fotografia.
- Decidir exatamente o que vão postar, qual o perfil do conteúdo. Caso preciso escolha um gênero de apoio à produção de texto.
- Decidir qual vai ser o período de intervalo entre as postagens e as visitas ao blog. Considerar as produções que serão feitas anteriormente na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário